Sexta-feira, 03 de abril de 2020
26/03/2020 | 15:46 | Notícias |

VÍDEO - Grandes filas para imunização contra a gripe a gripe em Três de Maio

Imensas filas se formaram de pessoas a pé e em veículos nas primeiras horas desta quinta-feira (26-03), nas imediações da prefeitura em Três de Maio. O motivo que tirou as pessoas de casa foi a busca pela vacina contra a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B). A grande procura fez com que em cerca de uma hora e meia terminasse as doses da vacina recebida nesta quarta-feira (25).

A fila de pessoas quase fechou o quarteirão da prefeitura, se estendo pela Avenida Uruguai e rua Padre Cacique em frente à estação rodoviária. Já a fila de veículos foi além da unidade do Sicredi na rua Horizontina.

Conforme a Coordenadora da Atenção Básica da Saúde em Três de Maio, Glaci Gauguer, aquelas pessoas que integram os grupos de risco terão garantia da vacina, porém as doses estão sendo repassadas de forma fracionada pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Na próxima semana o município deve receber mais doses, mas não tem previsão do dia.

O primeiro grupo que deve ser imunizado é dos idosos acima e 60 anos e trabalhadores no setor da saúde.

O segundo grupo, a partir de 16 de abril, é formado por professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança, salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já na terceira fase, que começa no dia 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, estão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Em Três de Maio a meta é de vacinar 3910 idosos e 996 trabalhadores da saúde. O número total em todos os grupos no município de Três de Maio é 10.404 pessoas.

A meta do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é vacinar 90% dos grupos prioritários. No Brasil, o total da população-alvo é de 67,6 milhões de pessoas. A imunização vai até o dia 22 de maio.


Clique na imagem para ampliar