Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Logomarca NO AR Notícias
Diversos

Nuvem de gafanhotos coloca Argentina e Oeste do RS em alerta

23/06/2020 20:01
Nuvem de gafanhotos coloca Argentina e Oeste do RS em alerta

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar (SENASA), do governo da Argentina, aumentou o nível de alerta de “ameaça” para “perigo” na província argentina de Corrientes que faz fronteira com o Oeste do Rio Grande do Sul devido a uma nuvem de gafanhotos que surgiu ainda em maio no Paraguai e avança para Sul pelo território argentino. Existe a ameaça da nuvem de gafanhotos entrar no Rio Grande do Sul, pelos municípios da região de Alegrete. 
A praga avançou da província argentina de Formosa, onde existem muitos produtores de mandioca, milho e cana de açúcar e do Chaco, até chegar finalmente à província de Santa Fé. Agora ruma para Entre Rios e Córdoba. Uma manga de um quilômetro quadrado pode comer o mesmo que 35.000 pessoas ou cerca de 2.000 vacas por dia, afetando principalmente pastagens e plantações.
A extensão da nuvem detectada pode chegar a 10 quilômetros. A nuvem é monitorada desde o dia 28 de maio. Conforme as autoridades os gafanhotos podem causar enormes prejuízos a plantações e pastagens, mas não representam riscos para a população.

Fonte: Metsul Meteorologia