Quarta-feira, 24 de julho de 2024
Logomarca NO AR Notícias
02/06/2024

A evolução precisa de empreendedores

As pessoas empreendedoras são o motor do desenvolvimento de organizações familiares, comunitárias ou negócios, independente do tamanho, da natureza ou do local que estejam.

Os empreendedores de negócios almejam lucro, sua sobrevivência e auto realização, assim como os empreendedores sociais no voluntariado da saúde, esporte, cultura, laser, almejam ajudar os outros, deixar legados, obter reconhecimento, e assim também se auto realizam. As motivações das pessoas empreendedoras são o combustível do progresso das comunidades e por consequência, de nossa civilização, e do mundo. A ambição das pessoas empreendedoras estimula a fazer mais e melhor. A produção em maior escala, mais e melhores serviços, novos bens e serviços, mais estrutura e conforto, proporcionam emprego e renda para mais pessoas.

Sem uma dose de ambição, as pessoas não fazem mais e melhor, não tem uma casa bem cuidada, nem tem negócios com processos e produtos melhores, muito menos querem mais e melhor em qualquer campo da ação humana. Não é difícil identificar falta de ambição em pessoas com boas condições de saúde, vivendo em condições precárias. Sem espírito empreendedor, não se busca o máximo e as pessoas se contentam com o mínimo. Onde faltam empreendedores falta acesso as coisas que proporcionam o mínimo de dignidade e qualidade de vida que os lugares alcançaram. Quanto mais empreendedores nos negócios e no voluntariado, mais as famílias, comunidades e os locais evoluem.

O empreendedor é o motor do desenvolvimento das sociedades. Especificamente no Brasil pode se ver pelos dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados que mais de 80% dos empregos são gerados nas micro e pequenas empresas. Busque analisar na sua comunidade quantas pessoas empreendem em pequenos negócios e nas atividades voluntárias de comunidades religiosas, culturais, lazer, esportes, saúde, dentre outros.

A evolução da sociedade, das comunidades, das empresas, das famílias dependente do número de pessoas empreendedoras. Sabe-se que não é só nos negócios que se pode empreender e que precisa de mais e melhores empreendedores. Para constituir um hospital, uma escola, uma igreja, um grupo de voluntários, uma cooperativa, uma associação esportiva e de lazer é preciso um forte espírito empreendedor.

Uma pessoa empreendedora busca ser cada vez mais eficiente, por exemplo, gerando mais cada vez mais caixa ao invés de buscar somente receitas. Nos negócios, os empreendedores buscam fidelizar os clientes, tendo-os como parceiros, pois eles auxiliarão na identificação das tendências do mercado. As pessoas empreendedoras são aquelas que aprendem rápido com os erros e buscam novos caminhos com agilidade. Ao invés de se frustrar e esmorecer com as falhas e imprevistos negativos, fazem escolhas rápidas e agem para contornar as dificuldades. Levantar cedo e dormir tarde, ocupando muito bem cada hora do seu dia é uma característica presente nas pessoas empreendedoras que atuam nos negócios, no voluntariado, no lazer, no esporte e na cultura.  

Para a evolução desta civilização, da sociedade, das comunidades, é preciso que famílias, grupos sociais, comunidades, escolas, políticas públicas de todas as instâncias, estimulem o espírito empreendedor em todas as pessoas. O empreendedorismo é um dos principais motores da evolução humana. 

Um abraço e até a próxima!

A evolução precisa de empreendedores
Marcelo Blume

Consultor e proprietário da empresa REFERENDA CONSULTORIA

Marcelo Blume