Quarta-feira, 19 de setembro de 2018
PESQUISAR NO SITE
13/03/2018 | 15:27 | Notícias | Diversos

Saiba quem precisa fazer o cadastramento biométrico em Três de Maio

Todo eleitor tresmaiense que tiver intenção de votar nas próximas eleições, precisa estar em dia com o cadastramento biométrico. O prazo para fazer o cadastramento encerra nesta quarta-feira, dia 14 de março.

Conforme o chefe do cartório eleitoral, Luiz Toebe, quem teve o título confeccionado a partir de junho de 2013, já tem o documento com biometria. Para tirar a dúvida, a pessoa deve olhar no canto superior direito, onde deve constar a descrição “identificação biométrica”. Obs: quem já coletou fotos, ditais e assinatura digital já está em dia com título.

Eleitor de Três de Maio, que quiser mudar o domicílio eleitoral, deve fazer o cadastramento biométrico até esta quarta-feira, dia 14.

O atendimento ao público no Cartório Eleitoral acontece das 12h às 19 horas. Idosos acima de 60 anos, gestantes e portadores de deficiências, têm direito a senha preferencial. A fila começou a se formar pouco antes das 6h desta terça-feira (13). A capacidade de atendimento diária no cartório é de 230 eleitores.

A Justiça Eleitoral alerta que as pessoas que não fizerem a coleta eletrônica da fotografia e impressões digitais, terão o título eleitoral cancelado, sendo que a mesma sanção poderá se estender para o CPF. Quem tiver o título cancelado, também ficará impedido de votar nas eleições de outubro deste ano.

Documentos

Os eleitores devem comprovar vínculo com o município, onde residem, apresentando documentação de identificação (Identidade, CPF, carteira de motorista), e comprovante de endereço como: água, luz, telefone, boleto de loja, carnê, cartão de saúde do município, documento de veículo emplacado no município, bloco de produtor rural ou qualquer documento que comprove o vínculo do eleitor com o município.

Eleitor tem direito a solicitar folga na empresa para fazer o cadastramento biométrico.

Quem não tem obrigatoriedade

Idosos com 70 anos ou mais não são obrigados a votar, por isso não sofrerão nenhuma restrição.Porém se mesmo assim quiserem votar nas próximas eleições terão que fazer o cadastramento biométrico.

Menores de 16 a 18 anos, tambémnão são obrigados a votar. Mas se mudarem de ideia, ainda poderão fazer o título eleitoral até o dia 9 de maio.

Desde que feita a biometria, o eleitor que pretender mudar de sessão eleitoral, poderá solicitar a alteração a partir da próxima quinta-feira (15), até o dia 9 de maio de 2018.

Reativação de título cancelado

Os eleitores de Três de Maio, que perderem o prazo para fazer o cadastramento biométrico do título, ficarão impedidos de votar nas próximas eleições. Mas em alguns meses, esses eleitores poderão reativar o documento.

Já os eleitores dos municípios de Independência – Alegria – São José do Inhacorá – Nova Candeláriae Boa Vista do Buricá, que tiveram os títulos cancelados, podem reativar o documento até o dia 9 de maio e poderão ter direito a voto.

Luiz Paulo - Estagiário Rádio Cidade Canção FM
 

Fonte: No Ar Notícias