Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
PESQUISAR NO SITE
30/05/2019 | 16:39 | Notícias | Saúde

Munícipe de Santa Rosa morto vítima da gripe contraiu o vírus em SP

A pessoa de Santa Rosa morta vítima da gripe é um homem de 55 anos que tinha ido à cidade de Ribeirão Preto em São Paulo, buscar tratamento médico para outra patologia. Segundo o Coordenador Regional de Saúde Valdemar Fonseca, A vítima foi contaminada com o vírus da influenza tipo B. A vítima fazia parte dos grupos prioritários para receber de graça a vacina contra a gripe, mas não havia se imunizado. Ele morreu em fevereiro, porém o resultado do exame foi divulgado recentemente.

Valdemar Fonseca conclama as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para irem se vacinar até amanhã, data que encerra a campanha nacional. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% dos grupos prioritários. Fonseca destaca que até o momento não existe informação de que o período de imunização será prorrogado.

Até o momento cerca de 80% da meta foi alcançada nos 22 municípios que fazem parte da Regional de Saúde com sede em Santa Rosa. O maior número de faltosos são crianças com até 5 anos, gestantes e algumas que integram os grupos de risco.

O coordenador de saúde, acrescenta que somente as pessoas alérgicas a clara do ovo (com diagnóstico médico), não devem fazer a vacina.

A vacinação está disponível até esta sexta-feira para as seguintes pessoas: idosos com idade acima de 60 anos, crianças a partir dos seis meses até 6 anos de idade, gestantes, puérperas, presidiários, trabalhadores da área da Saúde, profissionais de escolas públicas e privadas, jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e pacientes com, doenças crônicas.

RS REGISTROU CINCO MORTES POR GRIPE

Cinco pessoas morreram por gripe no Rio Grande do Sul, segundo boletim semanal do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, com dados compilados até o último sábado (25-05). Os primeiros casos foram de dois idosos que morreram dias 2 (em Barra do Ribeiro) e 11 (em São Gabriel) deste mês. No último dia 19, a vítima da doença foi uma menina de 11 meses que faleceu em Sapiranga. As demais mortes ocorreram em Três Coroas e Santa Rosa.
 

Fonte: No Ar Notícias