Sábado, 18 de agosto de 2018
PESQUISAR NO SITE
11/06/2018 | 05:52 | Notícias | Nacional

Bolsonaro ultrapassa ex-presidente Lula em pesquisa espontânea diz Datafolha

O instituto Datafolha, revela que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) ultrapassou pela primeira vez o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em pesquisa espontânea. Conforme a pesquisa divulgada neste domingo (10-06), quando os entrevistados indicam suas intenções de voto sem ver nenhuma lista de candidatos, Bolsonaro aparece com 12% e Lula soma 10%.

No levantamento anterior, realizado entre 11 e 13 de abril, o petista alcançava 13% das respostas espontâneas enquanto Bolsonaro tinha 11%. De acordo com o Datafolha, em setembro de 2017, a diferença entre os dois pré-candidatos era de nove pontos percentuais quando o petista tinha 18% e o deputado, 9%.

No cenário em que Lula é retirado da pesquisa, Bolsonaro aumenta o índice para 19% das preferências. A ex-senadora Marina Silva (Rede), aparece em segundo com até 15% da intenções. Na sequencia aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com índice entre 10 e 11%. Já o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), tem 7% da intenções de voto.

A pesquisa foi realizada nos dias 6 e 7 de junho, e ouviu 2 824 eleitores em 174 municípios brasileiros. Porém a maioria, dos eleitores ainda estão indecisos (46%); em branco, nulo ou nenhum somam 23% das respostas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Apesar de condenado em segunda instância na Operação Lava Jato, os petistas fizeram na última sexta-feira (08-06), o lançamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República. Tecnicamente ele está impedido de disputar a eleição, segundo o atual entendimento da Lei da Ficha Limpa.

Dados completos podem ser conferidos no site Datafolha.

Fonte: Datafolha